top of page

O dia em que a doença veio para curar.

  • egoismoingenuo
  • Jun 7
  • 4 min read

Descobri, aos 30 anos de idade, que minhas células já não eram apenas células saudáveis em um corpo saudável. Descobri que meu corpo estava desfalecendo silenciosamente.

O principal sintoma foi anosmia, ou seja, falta de cheiro. Não sentia mais cheiro de nada. Por terrível coincidência, este sintoma veio justamente em meio a Pandemia do Covid-19, onde um dos sintomas da doença era justamente a anosmia temporária. Portanto eu achei que fosse o sintoma do Covid, aliás, eu fui diagnosticado com o vírus também na época então estava tudo, relativamente, normal. Mas, o vírus passou e o sintoma não. Depois de algum tempo, fui atrás de maiores detalhes e respostas. Após algumas sessões de consultas, alguns profissionais, e muitos exames, fui diagnosticado com estesioneuroblastoma olfatório, um tipo raro de câncer que cresce nas cavidades nasais, base crânio. Eu estava com câncer.

Eu não quero entrar no mérito do quão sofrido, desgastante, dolorido, penoso, aflitivo, cruciante (fisicamente e psicologicamente) foi todo o processo. O breve assunto de hoje, de certa maneira, é um tanto quanto parodoxal.

A doença veio para me curar

Sempre ouvi pessoas que passaram por desafios importantes na saúde, ter experiências de quase morte reportarem que a vida "reinicia" de uma outra forma, outro prisma, outro entendimento. Começa-se a olhar os pequenos detalhes da vida com outro ponto de vista, mas nunca pensei que pudesse ocorrer comigo. Eu pude entender e experienciar do pior jeito e da pior maneira o que era dito. Aliás, é o que geralmente acontece, não concorda? Normalmente precisamos perder ou quase perder, para dar valor. É isso que acontece.

Quando percebe-se que o corpo está lutando contra algo tão imprevisível quanto células descontroladas que crescem e tendem a se espalhar por todo o corpo, é algo absurdamente insano e desesperador. Você acaba tendo pesadelos acordado. Você percebe que a sua vida já não está mais no seu controle.

Muitas coisas vêm a mente. Ja sonhou que está caindo sem parar de um penhasco e quando você está chegando ao chão, você acorda? Poisé. É o que acontece, mas na vida real. É amedrontador. Você não sabe o que vai acontecer no dia seguinte. Você começa a se perguntar o porquê das coisas. Você acaba sendo privado de algumas coisas que antes passava despercebido. Dá a impressão que você está sendo castigado por algo que cometeu.

Infelizmente já enterrei um ente querido acometido por câncer, dentro da minha família. Sofreu bastante. Enterrei recentemente um grande amigo, também acometido por câncer, e que também sofreu bastante. Inevitavelmente tudo e todas as situações vem à mente. É desesperador, angustiante.

Não há muito o que fazer se não ter determinação, resiliência, apoio (principalmente da família, do núcleo familiar) e muita . Fé nos remédios, nos médicos, nos enfermeiros, nos cirurgiões. No incrível poder da oração e na incrivel energia do poder do CRIADOR. Por mais que você não acredite em um Deus, nesta hora você passa a acreditar. Afinal de contas, você está morrendo, lentamente.

Quando me dei conta disso, eu simplesmente despertei para um novo olhar, um novo mundo. Me dei conta que eu nunca tive real poder sobre minha própria vida.

Adentrei em um processo consciente, no qual me dei conta que estamos em uma jornada passageira e que precisamos saborear cada momento deste trem veloz chamado de VIDA. A gente sabe quando ele partiu, mas nunca saberemos quando ele chegará no ponto final. Frase um tanto quanto clichê, mas esta é a nossa metáfora que ilustra bem o que quero dizer. Enquanto este trem passando, o que estamos fazendo? Estamos apensa sentados esperando o terminal de destino chegar?

Quantas vezes você se permitiu ouvir o canto de um pássaro pela manhã ou as borboletas coloridas voando? Já parou e observou quão maravilhosas e simétricas são as flores? E quantas vezes ficamos alegres com um elogio dado por outro alguém que muda nosso dia para melhor? E que tal uma gentileza no trânsito? Se isso ocorreu em favor à você, o que você sentiu? Acredite, as pessoas estão acostumadas a só receber cobranças, críticas, pressão. Uma delicadeza ou uma gentileza são o milagre. Um sorriso, um abraço. Este é o milagre. Estes são exemplos do que eu chamo de MILAGRE. O presente de estar presente e consciente para ver viver as infinidades de formas, sons e cheiros que se podem ouvir , ver, saborear, sentir.

Não espero mais o amanhã, pois o milagre é o HOJE, e está nas nas pequenas coisas, nos pequenos gestos.

Você e eu podemos determinar o que vai acontecer no nosso dia-a-dia assim que acordarmos. Profetize, determine, ore, fale! Temos a possibilidade e a oportunidade de diariamente sermos seres propagadores de amor, compaixão, perdão e respeito. Quatro sentimentos divinos que foram ensinados por Jesus Cristo, evidenciados na Bíblia que podem (e devem) ser praticados por nós. Cá entre nós, e com máximo respeito possível a quem acredita, mas não espere que desça do céu um senhor barbudo com um cajado na mão, vestindo uma túnica branca e que este senhor vá nos salvar ou julgar. Nossa salvação, é fazer o melhor com o que temos hoje, com gratidão, e agora! Isso se aplica na sua casa, com seus vizinhos, no trânsito, na escolha e no trabalho.


Deus já está em você. Ele vive em nós, assim como vive e experiencia sua própria existência em tudo que é VIVO.



Portanto, caro leitor (a) sejamos gratos pela nossa vida. Ela é um rápido, porém maravilhoso, sopro.


"Sejamos luz na escuridão"





Obrigado por ler até o final. Se você acha que esta mensagem foi importante para você ou sabe de alguém que esteja passando pelo mesmo processo, compartilhe.






Antenciosamente,

Ego Ingênuo.





Comments


bottom of page