Nossas crenças limitantes - O que são e como isso nos deixa presos?
- egoismoingenuo
- Mar 30
- 5 min read
Observação: o símbolo 💡entre um espaço do texto é um convite à você para buscar refletir.
Eu tenho uma opinião muito esclarecida sobre como iniciar a jornada do despertar da consciência. Entendo que para iniciar a jornada do despertar da consciência, precisamos ter como premissa básica o auto-conhecimento. Eu creio fortemente que nós não somos um corpo físico com uma consciência (popularmente conhecida como "alma"). Pelo contrário. Nós somos uma consciência/alma "encarnada" em um corpo físico, e que estamos aqui nesta dimensão para vivenciar, experienciar, e aprender. Um ciclo que deve ser constante, persistente e diário.
Como exemplo prático e bem claro para todos nós, as religiões tentam explicar aos seus seguideres a mesma coisa. Já reparou? Caso sim, já deve ter reparado que dogmas e até os personagens podem ser diferentes, mas os conceitos e a mensagem tem um propósito escuso: gerar "medo" na massa. E o medo é um sentimento que tem como principal "controlar". 💡 Mas controlar o que, por quê e por quem? 💡
Você aí que está investindo seu tempo lendo esta publicação já reparou que somos seres cheios de crenças?
Mas o que são crenças?
Crenças são ideias, pensamentos, conceitos (conscientes ou inconscientes) que podem ser de sí mesmo, sobre a pessoa que está ao seu lado, ou de maneira geral, do mundo.
Eu afirmo à você: nós somos seres feitos de crenças, sejam elas positivas ou negativas. As crenças são criadas e armazenadas em nosso ser desde o princípio da nossa vida, e muitas delas são armazenadas na infância devido à experiências negativas, aos fracassos, à autocrítica e crítica de terceiros. Elas são passadas pelo seu pai, pela sua mãe, pelos avós, pelos amiguinhos de escola, pela professora, pela religião, pela mídia, pela cultura, pela música, pelo meio onde vivemos.
Estas mensagens podem ser intencionaisou não. E aqui vai uma questão que nos torna conscientes em relação aos nossos antepassados: nossos pais foram educados dentro dentro de um contexto de verdades, conceitos e ideias daqueles que tinham a responsabilidade de educá-los, nossos avós. Nossos avós também estiveram dentro de um contexto de verdades, conceitos e ideias daqueles que tinham a responsabilidade de educá-los, nossos bisavós. E estes assim sucessivamente. E todos estão (ou estavam) sob forte influencia das invisíveis amarras de crenças. E muitas são crenças limitantes.
O que são crenças limitantes?
As crenças limitantes são aquelas que nos limitam, com o perdão da redundância. Nos limitam a evoluir na nossa jornada como "almas", mas também nos limitam a prosperar nas suas ideias e objetivos. As crenças limitantes nos deixam cegos, e nos colocam na posição de "cordeirinhos". Sem estarmos conscientes disto, seguimos dogmas e regras impostos pela religião, sociedade, cultura, governos, mídias, música... etc. Vou dar um exemplo bem prático: 💡 Sua mãe nunca lhe falou para ter cuidado com o dinheiro porque ele é sujo? 💡O que tem de mal nessa frase, afinal de contas? Em um primeiro momento sua mãe está se referindo ao dinheiro ser sujo fisicamente pelo fato de ele ter passado de mão em mão de pessoas desconhecidas até chegar a você. Logicamente, colocar a mão em uma cédula ou moeda e depois não lavar as mãos, é anti-higienico, certo? Mas reflita que, quando criança, você não tem muita criticidade nas coisas ditas à você. E talvez sua mãe não foi tão explicativa quando falou isso para você. Quando sua referência (sua mãe) diz que o "dinheiro é sujo" você está alimentando sua mente com esta informação e tornando o dinheiro algo negativo. Ou seja, ao acreditar na ideia que o "dinheiro é sujo", pode impedir você de não buscar a independência financeira e evita você prosperar financeiramente, acontecendo o inverso: você sem querer age através de comportamentos conscientes de maneira destrutiva quando envolve dinheiro.
Outro exemplo: "Não tenho tempo para nada" ou "Já é tarde demais para começar". Estas são outros exemplos de crenças limitantes. Quem disse que você não tem tempo para nada, ou que já é tarde demais para começar? Você tem evidências de que você não tem tempo para nada ou que é tarde demais para começar ou recomeçar algo? Este pensamento e crença acaba te atrasando, te limitando. Você infelizmente não prosperará assim. 💡 Você só não vai ter tempo para nada se você for desorganizado (a) nas tarefas do dia-a-dia. E será tarde demais apenas se você não estiver VIVO. 💡Você está vivo, e dentro dos seus limites físicos você pode TUDO. Creia nisso!
💡 Crenças Limitantes geram Pensamentos. Pensamentos geram Emoções. Emoções geram Atitudes. Atitudes criam a Realidade.💡
Algumas dicas para livrar-se das crenças limitantes:
Reconheça e identifique as suas crenças limitantes
Para sair deste ciclo automático sem fim que te boicota e que te limita, o primeiro passo é identificá-los (com humildade). Quais são as suas crenças limitantes que seguram você? Quais delas são as mais críticas e latentes? Quais delas te atrapalham? Saiba identificá-las com sabedoria.
Substitua a sua crença limitante por algo positivo
Crie um mantra. Ao invés de pensar que "Eu não vou conseguir", repita "Eu vou conseguir", "Eu posso", "Eu mereço", "Eu consigo", etc.. Isso é bem pessoal. Mas tente sair desse ciclo negativo e coloque-se em um ciclo positivo.
Atente-se à história de seus pais e antepassados
Você acaba conhecendo suas raízes quando conhece os seus pais. Isso é libertador, acredite. Atente-se a isso. Perceba, ouça. Mas jamais julgue. Lembre-se que seus pais um dia foram crianças também. Muitas das coisas que eles pensam ou acham, foi passado para você. E isso pode ser limitante. Pegue os bons exemplos que façam você prosperar. E desconsidere os exemplos que te limitam.
Pratique o autoconhecimento
Busque saber como funciona a meditação. Medite. Esta ferramenta ajuda a a aumentar o nível de conhecimento sobre você mesmo, pois você sai da confusão e reflete na solitude do seu próprio ser.
Busque conhecimento, tenha curiosiodade.
Isso faz com que você saia do ciclo de consumir notícias ruins de tragédias, mortes, coisas ruins que acontecem na sociedade, e busque respostas à perguntas que farão você evoluir. Dê um basta no seu ciclo de ser um "pagador de boletos eficiente".
Procure ajuda, se necessário
É necessário ter humildade. Peça ajuda a um profissional quando achar necessário.
Você pode fazer a diferença para você e para os outros. Acredite! Basta estar consciente das suas atitudes e consciente das coisas que acontecem no seu meio ambiente. Tente se desvencilhar das amarras das suas crenças limitantes.
💡 Você é como um passarinho preso em uma gaiola. O passarinho (naturalmente) foi criado pelo Criador para estar livre e voar, afinal de contas eles têm ASAS para, acredite, VOAR! Mas muitos estão presos em uma jaula desde que nasceram. Não tem consciência que sua natureza convida-os a voar. Você e eu estamos na mesma situação. Não se deixe prender-se pelos seu próprios pensamentos e crenças limitantes. "Saia da gaiola" e sinta a energia positiva da liberade apresentando-se carinhosamente no seu rosto enquanto voa e prospera, longe das grades das crenças limitantes.💡



Comments